Objetivos
Este projeto é fruto da tese de doutorado de Cayo Santana, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) (http://difusao.dmmdc.ufba.br/pt-br (abre em nova aba)), uma iniciativa em rede que reúne o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o SENAI-CIMATEC.
O objetivo geral da tese é elaborar um design cognitivo de um jogo de RPG acessível para estudantes cegos das escolas públicas de Salvador (BA).
Entre os objetivos secundários da pesquisa, destaca-se a necessidade de desenvolver um suporte tecnológico que viabilize a aplicação do jogo RPG “Maria Felipa”. Foi nesse contexto que surgiu o RPG Educacional (RPGEDUC) — um ambiente informacional educacional acessível sociointeracionista para RPG.
O RPGEDUC é uma evolução de ambiente anterior, o RPGAD, utilizado pelo grupo de pesquisa Sociedade em Rede, resultado de aprimoramentos contínuos promovidos por diversas investigações acadêmicas.
Inspirado nos RPG de mesa, o RPGEDUC adota uma interface textual, sem o uso de elementos gráficos bidimensionais ou tridimensionais, nem efeitos sonoros. A interface foi (re)pensada/(re)modelada para ser plenamente acessível, utilizando somente texto e imagens descritivas, respeitando as necessidades de estudantes cegos.
Além disso, o sistema possui suporte em rede, permitindo o acesso remoto via internet, o que garante interconectividade e flexibilidade — características essenciais para o contexto da sociedade em rede em que vivemos.